Escolha uma Página

O Instagram é um eficiente meio para você apresentar seus produtos e/ou serviços e conquistar novos clientes, E qual estratégia adotar com um excelente custo/benefício? Uma opção que atende muito bem esta necessidade é investir em anúncios no Instagram.

Segmentando pessoas com interesses no que você oferece, entre outras opções de segmentação, você melhora a presença digital da sua marca, gera mais acessos para o seu site, conquista um público qualificado e, consequentemente, aumenta as vendas, além de outros benefícios.

Mas você não vai conseguir os resultados esperados somente com a criação do anúncio. É fundamental adotar estratégias específicas para maximizar o desempenho e evitar a perda desnecessária de tempo e orçamento. Aqui, apresentaremos as diretrizes para alcançar seus objetivos. Não deixe de conferir!

Como conquistar novas pessoas através dos anúncios no Instagram

Primeiramente, é fundamental compreender que a gestão dos anúncios no Instagram ocorre por meio do Meta Ads, a plataforma de publicidade do Facebook. Logo, é necessário possuir uma conta no Facebook e um perfil comercial no Instagram para efetuar a criação e administração das suas campanhas. Adicionalmente, também é preciso ter uma página no Facebook conectada ao seu perfil comercial no Instagram. Essa conexão permitirá o acesso ao Gerenciador de Anúncios do Facebook, onde suas campanhas serão criadas e os resultados analisados.

Alguns passos a seguir para criação de um anúncio:

Qual é o seu objetivo? Escolha aquele que mais se aproxima com sua intenção – seja aumentar a visibilidade da sua empresa, mais acessos ao seu site, maior engajamento, vendas, entre outras possibilidades que estão disponíveis na plataforma.

Quem você quer atrair? Definindo o seu público, a sua persona, criar filtros geográficos, demográficos, de interesses, entre outros, vai levar a pessoa ideal para o seu negócio.

E como deve ser o anúncio? Para despertar o interesse das pessoas, você precisa criar um anúncio atraente, usando fotos e vídeos alinhados com a estratégia e um texto que não torne o anúncio cansativo. Além disso, as pessoas precisam ter uma forma de demonstrar o quanto se interessaram pela sua oferta, seja acessando seu site para conhecer mais, fazendo um cadastro fornecendo dados de contato, etc.

Publique quando estiver certo de que é o anúncio ideal. Faça uma revisão para confirmar que está tudo certo, faça testes e até mesmo, procure opiniões de outras pessoas – estando tudo certo, é só publicar e aguardar pela liberação.

Ufa, acabou… não é bem assim. Agora que o anúncio foi criado e divulgado, vai ser preciso acompanhar e analisar o desempenho.

Então vamos lá, como fazer isto?

Para ter acesso aos indicadores, saber a quantidade de vezes que o anúncio foi mostrado, quantas pessoas viram, quantas clicaram, entre tantos outros dados, o Gerenciador de Anúncios do Facebook fornece estas informações.

Principalmente no início, este acompanhamento deve ser praticamente diário, assim poderá realizar eventuais ações de melhoria com maior rapidez.

E quando for identificada uma necessidade de melhoria, o que fazer?

  • Testando mais de uma versão do mesmo anúncio, com algumas mudanças no texto e imagem, mas com o mesmo objetivo, o chamado teste A/B – com isso, você pode comparar o desempenho de cada uma e escolher a que estiver tendo melhores resultados.
  • Refinando a segmentação, com públicos específicos e semelhantes aos que já são seus seguidores.
  • Usando o pixel do Facebook e rastreando as atividades das pessoas que se conectaram através dos seus anúncios, assim poderá criar públicos específicos otimizando as suas campanhas.
  • Levando as pessoas que viram seu anúncio para uma página, a landing page, que contém mais detalhes sobre seus produtos e serviços e, principalmente, um formulário que poderá ser preenchido com os dados destas pessoas.

E o que não fazer durante a criação dos seus anúncios

Tão importante quanto saber o que fazer, é saber também o que não fazer, por exemplo:

  • Não ter definido previamente o objetivo da sua campanha, o que você quer alcançar – se não tiver isto claro, não conseguirá avaliar o desempenho e resultados da campanha.
  • Não conhecer o seu público – se não souber isso, não conseguirá segmentar da forma correta e atrairá pessoas que não se interessam pelo que você oferece, gastando tempo e dinheiro.
  • Não produzir um anúncio com conteúdo que gere interesse pelo seu público – se não atrair a atenção das pessoas que poderão se tornar seus clientes, sua campanha não será eficiente e não trará os resultados esperados.
  • Não oferecer mais detalhes direcionando seu público para uma landing page – lembre-se que a jornada do cliente começa quando ele se interessa pelo seu produto ou serviço no momento que ele tem acesso ao seu anúncio, mas se não tiver uma forma de continuidade nesta jornada, será um potencial cliente perdido.
  • Por fim, você não pode criar a campanha e esperar que ele gere os resultados sem acompanhar o desempenho – se fizer isto, perderá a oportunidade de fazer os ajustes necessários para torná-la cada vez melhor.

Você deve estar pensando: mas são muitos detalhes, como eu faço?

Como parte de uma rede social, o Instagram se posiciona com um meio de alto envolvimento de pessoas que constantemente estão procurando por produtos e serviços e o seu certamente está entre eles, portanto, é uma excelente oportunidade de alavancar negócios e fazer a sua empresa crescer, mas precisa ser feito com planejamento e estratégia, com acompanhamento diário e conhecimento das inúmeras possibilidades que farão com que sua campanha gere os resultados esperados.

Uma área tão estratégica para o seu negócio, o marketing, alinhado com vendas, torna-se fundamental para o crescimento de qualquer empresa e contar com uma agência para realizar este trabalho é uma opção que deve ser levada em consideração. Afinal, é preciso estar atualizado com as tecnologias existentes, que sofrem atualizações e melhorias constantemente, além de técnicas e melhores práticas aliadas a um planejamento estratégico específico para a sua empresa. Para isso, conte com a Guia-se, a maior rede de agências de marketing digital do Brasil – ente em contato para mais informações e prepare-se para a sua empresa decolar.